Regulamento MFL 2019

SOBRE -  A Mostra do Filme Livre (MFL) é um festival voltado para a exibição e discussão do cinema brasileiro, através da exibição de filmes e  realização de debates e sessões comentadas. 

 

A MFL 2019 acontecerá a partir de março nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, e a confirma,r em Belo Horizonte.  

 

INSCRIÇÕES E PRAZOS - As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente através de link indicado no site , entre os dias 17/10 e 30/11/2018.

 

A ficha de inscrição precisa ser preenchida com os dados solicitados, pois estes serão publicados no site da Mostra, caso o filme seja selecionado. 

 

Podem se inscrever filmes realizados em qualquer época, de todas as durações, formatos e gêneros. O foco curatorial valoriza filmes que se distanciam da narrativa clássica e televisiva, e que não tenham sido exibidos no circuito comercial. 

 

Os filmes deverão ser enviados através de link inserido no formulário de inscrição. Serão aceitos link para visualização online no youtube, vimeo e similares, bloqueados por senha ou não. Não serão aceitos links para download de arquivos. Casos especiais em que o envio do link não seja possível deverão ser informados no final da ficha de inscrição, no item "Observações".  

 

Todos os inscritos receberão por email a confirmação de sua inscrição.

 

SELEÇÃO - O processo de seleção acontecerá pela análise dos filmes submetidos através da inscrição. A programação contará também com filmes convidados pela curadoria da MFL. O resultado será publicado no primeiro bimestre de 2019, no site da Mostra, e os selecionados serão avisados por email. 

 

PREMIAÇÃO - Os filmes selecionados concorrem ao troféu "Filme Livre!". A direção dos filmes premiados será convidada para um debate na sessão de seu filme, com passagem e hospedagem custeadas pela Mostra. Outras premiações poderão ser criadas.

 

SESSÕES - Caso selecionado, o filme será programado dentro de recortes previamente criados pela curadoria, entre os quais destacam-se:

 

Panorama Livre - cujas sessões buscam desenhar uma constelação com o que há de mais inventivo dentro da programação;

 

Mundo Livre - recorte sobre os atravessamentos que afetam o estar em trânsito, geralmente composto por filmes realizados durante viagens;

 

Pílulas - programa com filmes de até 5 minutos;

 

Infantil - sessão especial voltada para o público infantojuvenil;

 

Cabines Livres - recorte que dialoga com certo abstracionismo das formas em movimento, abarcando filmes de linguagem híbrida, trânsitos entre a videoarte e o cinema da sala convencional; nesta categoria, os filmes são exibidos em looping fora das salas de cinema, , em configurações específicas de cada CCBB.


Novos recortes e sessões especiais poderão ser criados. Sessões específicas para cada cidade poderão ser promovidas e a ordem de exibição dos filmes nas sessões pode variar de cidade para cidade. 

 

FORMATOS DE EXIBIÇÃO - Os filmes selecionados poderão ser exibidos em DVD, Blu-ray, Pen drive e HD. Filmes em película 16 e 35mm poderão ser exibidos nestes formatos apenas no Rio de Janeiro. Nas demais cidades, a exibição será por arquivo de  vídeo. 

  

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA - Todo filme inscrito precisa indicar a idade mínima de seus espectadores, de acordo com a tabela do Ministério da Justiça.


DEVOLUÇÃO DAS CÓPIAS - A devolução será feita quando o formato for em película, custeada pela MFL e imediatamente após a realização completa da mostra. Tais filmes deverão ser enviados com laudo técnico da última exibição. Filmes enviados em outros formatos não serão devolvidos.

 

CIRCUITO CINECLUBES LIVRES - Nos últimos anos, a parceria estabelecida com o circuito de cineclubes permitiu a realização de centenas de sessões em diversos estados brasileiros. Os filmes selecionados para a Mostra poderão participar desta ação, cabendo sua escolha à curadoria do festival.

 

AUTORIZAÇÃO PARA EXIBIÇÃO - Ao se inscrever, o/a responsável pelo filme comprova estar de acordo com este regulamento, assim como com a exibição não remunerada do filme durante a Mostra do Filme Livre 2019 e sua presença no circuito de cineclubes da MFL. Também se responsabiliza pela veracidade das informações inseridas na ficha de inscrição, assim como pelos direitos de titularidade do filme. Em caso de seleção, o/a responsável pelo filme receberá por e-mail o termo de autorização, o qual deverá ser assinado e enviado para nós, conforme orientação da produção. 

 

O/a responsável pelo filme inscrito cede à Mostra do Filme Livre o direito de gratuitamente exibir imagens do filme (fotos e trechos de no máximo 3 minutos), com fins de divulgação do evento, em qualquer mídia, por si ou por terceiros, sem limitação de número de vezes, sem que seja devida aos filmes participantes qualquer remuneração ou compensação. 

  

Dúvidas? Escreva para: mflproducao@gmail.com




Ok, concordo com o REGULAMENTO e quero me INSCREVER NA MFL2019