Regulamento MFL 2018

Podem participar da MFL filmes realizados em qualquer época, de todas as durações, formatos e gêneros. O foco curatorial da Mostra é valorizar filmes que fujam do lugar comum narrativo/estético e que não tenham sido exibidos no circuito comercial.

Ao inscrever um filme na MFL 2018 você estará concordando com este regulamento e se responsabilizando pela veracidade das informações inseridas na ficha de inscrição, assim como pelos direitos de titularidade e de liberação para exibição pública não remunerada do filme na Mostra do Filme Livre 2018.

A MFL 2018 acontecerá a partir de março no CCBB do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília e, a confirmar, no CCBB de São Paulo. Também está prevista a exibição no circuito de Cineclubes Livres da MFL.   

As inscrições para filmes com até 69 minutos encerram às 23h59 do dia 5/12/2017, e às 23h59 do dia 21/12/2017 para filmes com mais de 70 minutos.

SESSÕES da MFL -  Os filmes inscritos poderão participar das seguintes sessões*:

Panoramas Livres - programada com curtas e médias de até 69 min.;

Longas Livres - filmes acima de 70 min.;

Autores Livres - filmes realizados por cineastas recorrentes na MFL e/ou que já foram homenageados e/ou premiados na Mostra;   

Biografemas - filmes que abordam a vida ou obra de artistas;

Cabine Livre - filmes que dialogam com a vídeo arte, exibidos em loop, fora da sala de cinema;

Caminhos - filmes realizados por estudantes;

Coisas Nossas -  filmes realizados pela curadoria e produção da MFL;

Mostrinha Livre - com uma programação para crianças de até 12 anos;

Mundo Livre - filmes que tencionam as passagens geralmente feitos por brasileiros no exterior ou por estrangeiros no Brasil;

Pílulas - com filmes de até 5 min.;

Territórios - com filmes que gravitam em torno de questões relacionadas à territorialidade, conceito entendido pela curadoria de forma expandida; 

Trash - programada com filmes de horror e/ou terror; 

* novas sessões poderão ser criadas durante a programação dos filmes

INSCRIÇÕES GRATUITAS E ONLINE - As inscrições para a MFL 2018 são gratuitas e realizadas exclusivamente através do site www.mostralivre.com. A ficha de inscrição deve ser preenchida com os dados solicitados, que serão publicados no catálogo e site da Mostra, caso o filme seja selecionado. Todos os inscritos receberão uma confirmação de inscrição por email.

SEM LIMITES DE OBRAS INSCRITAS - Não há limite de filmes inscritos para cada realizador/produtora.

SELEÇÃO - A curadoria do evento vai selecionar e programar a MFL de acordo com a disponibilidade de salas de projeção e horários. O resultado será publicado no primeiro bimestre de 2018, no site do evento, e os selecionados serão avisados também por email. 

PREMIAÇÃO MFL - Todos os filmes concorrem ao troféu "Filme Livre!", premiação que é definida pela curadoria do evento. Além do troféu, a direção dos filmes premiados é convidada a ir à MFL 2018, com passagem e hospedagem custeadas pelo evento, para que possa conversar com o público e a curadoria após a sessão de seu filme.

FORMATOS DE EXIBIÇÃO - A MFL 2018 poderá exibir filmes em VHS, DVD, Blu-ray, Pen drive e HD. Filmes em película 16mm e 35mm poderão ser exibidos nestes formatos no RJ e em vídeo nas demais cidades. Os filmes selecionados serão contatados pela MFL para o envio do link da cópia de exibição e da autorização de exibição.

CPB (Certificado de Produto Brasileiro) - Para a inscrição na MFL NÃO é obrigatório ter CPB.

Classificação INDICATIVA - Todo filme precisa indicar a idade mínima de acordo com a tabela do Ministério da Justiça (http://www.justica.gov.br/seus-direitos/classificacao)  

SOBRE ENVIO DE CÓPIAS - Todos os filmes deverão ser enviados online, através de link a ser inserido no respectivo espaço dentro do formulário de inscrição. Serão aceitos links para visualização online (youtube, vimeo e similares), bloqueados por senha ou não. Atenção! Não serão aceitos links para download de arquivos. Casos especiais em que o envio do link não seja possível deverão ser informados no final da ficha de inscrição, no item "Observações".  

DEVOLUÇÃO DAS CÓPIAS DE EXIBIÇÃO – A Mostra do Filme Livre se responsabilizará pelos custos de armazenamento dos filmes que participarão do evento. A devolução será apenas dos formatos em película e dos HDs externos. A devolução será feita imediatamente após a realização completa da mostra, custeada pela MFL, para o endereço indicado na ficha de inscrição.  Cópias de exibição em DVD, Bluray e pen drives não serão devolvidas. Filmes com exibição em película deverão ser enviados com laudo técnico da última exibição. 

EXIBIÇÕES ESPECIAIS, CIRCUITO DE CINECLUBES LIVRES e CABINE LIVRE – Nos últimos anos, a parceria com os cineclubes permitiu a realização de centenas de sessões da MFL em diversos estados brasileiros. Todos os filmes selecionados poderão participar das sessões do circuito de cineclubes da MFL, cabendo à curadoria sua seleção. Sessões específicas para cada cidade poderão ser produzidas e a ordem de exibição dos filmes nas sessões pode variar de cidade para cidade, a critério dos curadores da MFL. Ao se inscrever, o realizador/produtor está ciente da possibilidade de seu filme ser programado na Cabine Livre, ou seja, fora da sala de cinema, em instalações cujo formato varia de acordo com o CCBB em questão. 

AUTORIZAÇÃO PARA EXIBIÇÃO NA MFL - O produtor/diretor do filme, ao se inscrever na MFL, está concordando com este regulamento, assim como com a exibição não remunerada do filme durante a MFL 2018, sua itinerância e a presença do filme no circuito de cineclubes da MFL. Em caso de seleção, o responsável pelo filme receberá por email o termo de autorização, o qual deverá ser assinado e enviado por e-mail, conforme orientação da produção. 

Os realizadores dos filmes inscritos na Mostra cedem à MFL o direito de gratuitamente exibir com fins de divulgação do evento em qualquer mídia, imagens do filme (fotos e trechos de no máximo 3 minutos), por si ou por terceiros, sem limitação de número de vezes, sem que seja devida aos participantes qualquer remuneração ou compensação.

As inscrições serão encerradas dia 5 de dezembro de 2017, às 23h59, para filmes com até 69 minutos, e no mesmo horário no dia 21 de dezembro de 2017 para os filmes com duração acima de 70 minutos. 

Dúvidas? Escreva para: mflproducao@gmail.com 

Para saber como foi a MFL 2017 visite o item "MFLs passadas" no menu do site. 


Sim, concordo com o termo e quero me inscrever.