MFL 2018 - Clique aqui para conferir!


Regulamento MFL 2017

Inscrições para 2017 encerradas. Para 2018 inscrições a partir de outubro, fique atento!


Regulamento para inscrição de filmes na MFL2017

As inscrições serão encerradas em 5-12-2016 para filmes até 60min, e até 30-12-2016 para filmes acima de 61min.

Podem participar da MFL filmes feitos em qualquer época, de todas as durações, de qualquer formato e de todos os gêneros. O Foco curatorial da MFL são filmes inventivos, artísticos, poéticos e que fujam do lugar comum narrativo/estético. Saiba mais no item ´O que é MFL` no site do evento. 

Ao inscrever um filme na MFL 2017 você estará concordando com este regulamento e se responsabilizando pela veracidade das informações inseridas na ficha de inscrição do filme, assim como pelos direitos de titularidade e de liberação para exibição pública não remunerada da obra na Mostra do Filme Livre 2017.

A MFL 2017 acontecerá a partir de março de 2017 no estado do Rio de Janeiro e, a confirmar, nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e em Brasília. Também estão previstas exibições no circuito de Cineclubes Livres da MFL.

INSCRIÇÕES GRATUITAS E ONLINE - As inscrições para a MFL2017 são gratuitas e realizadas exclusivamente através do site do evento em www.mostralivre.com. A ficha de inscrição deve ser preenchida com os dados solicitados, que serão publicados no catálogo/site e programação do evento, caso o filme seja selecionado. Todos os inscritos receberão uma confirmação de inscrição por email.

SEM LIMITES DE OBRAS INSCRITAS - Não há limite de filmes inscritos para cada realizador/produtora.

SOBRE ENVIO DE CÓPIAS - Todos os filmes deverão ser enviados online, através de link a ser inserido no respectivo espaço no formulário de inscrição. Serão aceitos apenas links para visualização streaming (youtube, vimeo e similares) bloqueados por senha ou não. Atenção! Não serão aceitos links para download de arquivos. Casos especiais, em que o envio do link não seja possível deverão ser informados no final da ficha de inscrição no item "Observações". Também pode-se entrar em contato com o email mflproducao@gmail.com. 

SELEÇÃO - A curadoria do evento vai selecionar e programar a MFL de acordo com a disponibilidade de salas de projeção e horários. O resultado será publicado no primeiro bimestre de 2017 no site do evento e os selecionados serão avisados também por email. Não há limite de filmes selecionados .

PREMIAÇÃO MFL - Não existem categorias de premiação. Os curadores definirão os destaques a serem premiados com o Troféu “Filme Livre!”.  A premiação consiste na entrega do troféu Filme Livre! aos diretores, que serão convidados a irem à MFL2017 no Rio de Janeiro, com a passagem e a hospedagem custeadas pelo evento. A ideia é que eles participem de um bate-papo após a sessão dos seus filmes no RJ. 

FORMATOS DE EXIBIÇÃO - A MFL 2017 poderá exibir filmes em 35mm, 16mm, DVD, Blu-ray, Pen drive e HDPlayer em salas de Cinema e de Vídeo. O formato vai variar de cidade para cidade. Filmes em película poderão ser exibidos também em vídeo, de acordo com a programação definida pela curadoria para cada cidade. Após a seleção os filmes selecionados serão contatados pela MFL para o envio da cópia de exibição e da autorização de exibição.

CPB - Certificado de Produto Brasileiro - Para a inscrição na MFL NÃO é obrigatório ter CPB.

SESSÕES ESPECIAIS – Na MFL podem acontecer sessões especiais, a saber: 

“Mundo Livre”, com filmes feitos por brasileiros no exterior ou por estrangeiros no Brasil.

“Sexuada”, com filmes de temática sexual e/ou sensual.

“Pílulas”, com filmes de até 3 min.

“Infantil” , com filmes para crianças até 10 anos.

"Cabine Livre", com videoartes, filmes mais abstratos e de linguagem híbrida, exibidos em loop fora da sala de cinema regular da MFL.

“Invisível”, ou "Curadoria em xeque", com filmes rejeitados pela curadoria

Novas sessões poderão ser criadas durante a seleção de filmes.

Todos os filmes inscritos estarão autorizados a participar destas sessões, que existem também para gerar mais debates sobre o que é o cinema livre brasileiro hoje e o que é um filme livre. 

ENVIO E DEVOLUÇÃO DAS CÓPIAS DE EXIBIÇÃO – A Mostra do Filme Livre se responsabilizará pelos custos de armazenamento dos filmes que participarão do evento. A devolução será apenas dos formatos em película e dos HDs externos. A devolução será por conta da MFL e feita imediatamente após a realização completa da mostra (junho de 2017), para o endereço indicado na ficha de inscrição. Em caso de perda ou dano durante o período da MFL estará garantido o ressarcimento do valor da cópia do filme no mesmo formato recebido para exibição na mostra. Cópias de exibição em DVD, Bluray e pen drives, de qualquer tamanho, não serão devolvidas. Filmes com exibição em película deverão ser enviados com laudo técnico da última exibição. 

EXIBIÇÃO NA INTERNET – Filmes inscritos e/ou selecionados que estejam em exibição no VIMEO (sem senha) ou no YOU TUBE (sem senha) poderão ser exibidos no site da MFL. (*Filmes com senha não serão exibidos no site da MFL).

EXIBIÇÕES ESPECIAIS, CIRCUITO DE CINECLUBES LIVRES e CABINE LIVRE– Nos últimos anos a parceria com os cineclubes permitiu a realização de centenas de sessões da MFL em diversos estados fora do RJ. Todos os filmes selecionados poderão vir a participar das sessões do circuito de cineclubes da MFL. Os filmes também poderão participar das itinerâncias da MFL em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. As MFLs fora do RJ não necessariamente tem a mesma programação. Sessões específicas para cada cidade poderão ser promovidas, assim como a ordem de exibição dos filmes nas sessões tambem poderá variar de cidade para cidade, a critério dos curadores/programadores da MFL. O filme também poderá participar de exibições apenas na CABINE LIVRE da MFL (destinado a filmes mais abstratos, não narrativos e cinema expandido, que passam em loop durante todo o dia). 

AUTORIZAÇÃO PARA EXIBIÇÃO NA MFL - O produtor/diretor do filme, ao inscrever o citado para a seleção da Mostra, esta concordando com este regulamento, com a exibição não remunerada do filme durante a MFL 2017, suas itinerâncias e presença do filme no circuito de cineclubes da MFL2017.  Após a seleção dos filmes os responsáveis receberão por email o termo de autorização que deverá ser assinado e enviado (por email mesmo) conforme orientação da produção no momento oportuno.

As inscrições serão encerradas em 5-12-2016 para filmes até 60min, e até 30-12-2016 para filmes acima de 61min.

Dúvidas? mflproducao@gmail.com

Para saber como foi a MFL2016 visite http://mostradofilmelivre.com/16/pub.php?c=12

CONCORDO     e  IR PARA A FICHA DE INSCRIÇÃO