MFL 2018 - Clique aqui para conferir!


Satan Satie ou Memórias de um Amnésico Selecionado PREMIADO


"Um conquistador, de tempos em tempos, indomável, desola um canto do mundo e desaparece. Será o Diabo?" Inspirado nos desenhos, escritos e músicas de Erik Satie (França, 1866-1925).
Direção: Juruna Mallon, Lucas Parente
Duração: 34min
UF/Ano: RJ/2015
Classificação Indicativa: Livre
Equipe: Roteiro e direção : Juruna Mallon e Lucas Parente Fotografia e câmera : Daniel Correia e Guto Parente Assistente de direção : Ticiana Lima Som : Juruna Mallon Figurino e desenhos : Flávia Memória
Elenco: Ornella Volta, Guto Parente, Sey Samba, Hervé Masquelier, Nabil, Jules Labrousse
Contato: Lucas Gadelha Parente - astramonstra@gmail.com
Website: http://cargocollective.com/lucasparente/Satan-Satie-2015

Texto Premiação


co'movente feito diabo_

satie é um demônio tão canônico que dava pra fazer uma mostra só com releituras das gymnopédias enquanto bengala, tamanha a capacidade do vinte um memetizar latências e reduzi-las a referência sem que de fato sejam experienciadas. não é o caso certamente de satan, onde a partir das reminiscências de paisagens habitadas por um flâneur seminvisível, suas cartas empoadas e seu desajuste social disfarçado de ironia fina adentramos um dos mais taciturnos universos criativos da paris dos movimentos vanguardistas do início do vinte. ondas de rádio captam estilhaços de fala de pessoas que vemos de relance ao passo que somos esquecidos às ruínas de onde o cão viveu seu ostracismo. os caminhos que percorreu, as conversas pela metade, a música que nunca foi de fato compreendida pelos contemporâneos e que hoje é paradigma para os mais antenados movimentos de desconstrução harmônica, alicerce sobre o qual o filme se funda silenciosamente ao ressignificar cada um destes espaços - os internos, os externos, os imaginários - e dar vida à personagem-obra que a despeito de qualquer idiossincrasia é ainda das mais influentes de seu tempo.

Gabriel Sanna

PROGRAMAÇÃO


(informações fornecidas pelos filmes no ato da inscrição online)