MFL 2016 - Clique aqui para conferir!

O Último Dia de Lampião
CONVIDADO

Sinopse: O Último Dia de Lampião é uma reconstituição histórica baseada em fatos reais da morte de Lampião, Maria Bonita e 11 cangaceiros, na fazenda Angicos, no sertão de Sergipe. O filme foi baseado nos depoimentos de ex cangaceiros, coiteiros, soldados da Volante e habitantes de Piranhas ainda vivos que estavam presentes e participaram dos fatos ocorridos em 27 e 28 de julho de 1938. O bando acampou na fazenda Angicos, situada no sertão de Sergipe, esconderijo tido por Lampião como o de maior segurança. Era noite e todos dormiam em suas barracas. A volante chegou tão de mansinho que nem os cães pressentiram. Por volta das 5:15 do dia 28, os cangaceiros levantaram para rezar o ofício e se preparavam para tomar café; quando um cangaceiro deu o alarme, já era tarde demais.Não se sabe ao certo quem os traiu. Entretanto, naquele lugar mais seguro, o bando foi pego totalmente desprevenido. Quando os policiais do Tenente João Bezerra e do Sargento Aniceto Rodrigues da Silva abriram fogo com metralhadoras portáteis, os cangaceiros não puderam empreender qualquer tentativa viável de defesa. O ataque durou uns vinte minutos e poucos conseguiram escapar ao cerco e à morte. Dos trinta e quatro cangaceiros presentes, onze morreram ali mesmo. Lampião foi um dos primeiros a morrer. Logo em seguida, Maria Bonita foi gravemente ferida. Alguns cangaceiros, transtornados pela morte inesperada do seu líder, conseguiram escapar. Bastante eufóricos com a vitória, os policiais apreenderam os bens e mutilaram os mortos. Apreenderam todo o dinheiro, o ouro e as joias.

PROGRAMAÇÃO

Array Direção: Maurice Carlos Capovilla
Duração: 60min
UF/Ano: SP/1975
Classificação Indicativa: 14 anos
Equipe: Direção, Roteiro e Texto, Maurice Capovilla - Supervisão -Carlos Augusto de Oliveira, Fotografia - Walter Carvalho Corrêa, Montagem - Laércio Silva, Som Direto - Mário Mazetti, Produção Executiva- Quindó, Pesquisa - Amaury Araújo, Guarda Roupa - Sila e Dadá, Música - Zé Ferreira, Oliveira Francisco, Narração - Sérgio Chapelin.
Elenco: Eduardo Montagnari (Lampião), Edileuza Conceição - ( Maria Bonita), Emmanuel Cavalcanti (Sereno), Salma Buzzar (Sila) Heládio Brito (Aniceto), Luiz Bezerra ( Bezerra).
Contato: Maurice Carlos Capovilla - mcapo@terra.com.br
   
   

(informações fornecidas pelos filmes no ato da inscrição online)





Mostra do Filme Livre 2015 | Desenvolvimento: Rivello/Menta