ACESSE A MOSTRA DO FILME LIVRE 2015

PÚBLICO

 

Nos meses de abril e maio do ano de 2014 a Mostra do Filme Livre, em sua 13ª edição, levou 17 filmes nacionais a 29 cineclubes espalhados em 25 cidades de 17 estados brasileiros diferentes, na ação denominada Cineclubes livres.

Foram 76 sessões realizadas que levaram 2311 pessoas para os mais diversos espaços; como universidades, salas de cinema, institutos culturais, fundações, pontos de cultura, salas multimídia, auditórios, galpões e praças públicas. Todas as sessões foram gratuitas.

Foram mostrados filmes livres para um público composto por cineclubistas, estudantes do ensino médio, universitários, professores cinéfilos, cineastas, produtores, políticos, músicos e artistas das mais diversas faixas etárias e classes sociais das cidades de Belo Horizonte/MG, Caratinga/MG, Mateus Leme / MG, Fortaleza/CE, Crateús/CE, Florianópolis/SC, Chapada dos Guimarães/MT, São Carlos/SP, Araraquara / SP, Volta Redonda/RJ, Nova Friburgo/RJ, Nova Iguaçu/RJ, Paraty/RJ, Rio Branco/AC, Rio Pardo/RS, Paranaguá/PR, Dourados/MS, Manaus/AM, Boa Vista/RR, Altos/PI, Caruaru/PE, Recife/PE, João Pessoa / PB, Macapá/AP e Salvador/BA.

Além da realização das sessões a ação Cineclubes Livres ficou marcada pela prolífera programação cineclubista associada à Mostra. Tivemos sessões seguidas de debate com críticos, pesquisadores, artistas, cinéfilos, realizadores dos filmes e organizadores da MFL; sessões seguidas de saraus poéticos, DJs e shows com banda ao vivo; sessões com apresentações de circo e teatro; sessões com coquetel e piquenique; sessões seguidas de eventos políticos; sessões com votação de melhor curta; sessão em homenagem à uma atriz; sessões junto à outros eventos culturais; sessão com exposição de artes visuais, sessões que consolidaram parcerias locais para o cineclube; filme sonorizado ao vivo; workshop livre com GuiWhi; sessão com lançamento de curta feito em oficina na comunidade; sessões com muito entra e sai de pessoas e até sessão que lançou uma campanha bem sucedida de financiamento para o Cineclube.

Nem todos os cineclubes selecionados em 2014 realizaram as sessões propostas, os motivos foram as entregas dos kits da Mostra, dificuldade de acesso à internet de banda larga, problemas com os equipamentos do cineclube, agendas canceladas de eventos culturais e políticos que impediram que o trabalho fosse feito. Outros cineclubes selecionados, disseram ter feito as sessões, no entanto não conseguiram dentro de um prazo estipulado pelo regulamento, que foi extendido pela organização da Mostra, preencher o Relatório da Sessão. Impedindo o registro de tais atividades no presente texto e demais anexos.

A comunicação entre a Mostra e os cineclubes foi praticamente toda realizada pelo site da MFL, por email e facebook. Mesmo assim, em alguns casos, houve a necessidade do contato telefônico até chegarmos aos relatórios das sessões preenchidos.

Os textos e emails trocados para consolidar essa parceria entre MFL e o Cineclube, além de todo o acompanhamento que a MFL propõe são experiências empíricas no campo da distribuição de cinema pela internet e muitas vezes os emails e textos publicados são longos e repletos de links. O que torna totalmente compreensível o fato de nem todas as sessões terem acontecido da maneira esperada. Soma-se a isso a condição de instabilidade dos cineclubes brasileiros que muitas vezes são organizados de maneira voluntária ou amadora, sem qualquer apoio do Estado.

Dito tudo isso, só nos resta parabenizar os cineclubes que se empenharam e conseguiram realizar a ação Cineclubes Livres 2014. Relatamos aqui com grande alegria o nome desses Cineclubes: CINE 104, CINECLUBE MARIA SENA, CINECLUBE CASA DE CULTURA CÁSSIA AFONSO DE ALMEIDA, CINECLUBE DA VILA DAS ARTES, CINE POTY, CINECLUBE DA FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC, CINE ARTÊ, SÃO CINES (através dos Cineclubes CineUFSCar, Cine Veracidade, Cine Paryat, Cine Psiquê, CineSESC), SESSÃO ZOOM, CINESTESIA CINE CLUBE, CINECLUBE LUMIAR, CINECLUBE BURACO DO GETULIO, CINECLUBE PARATY, CINECLUBE OPINIÕES, CINECLUBE CULTURA JORGE COMASSETTO, CINEMAE, CINECLUBE UFGD, CINECLUBE BARÉ, CINECLUBE FORA DO EIXO, CINE COMUNIDADE, CINE ALTO DO MOURA, CINECLUBE CURTA DOZE E MEIA, TINTIN CINECLUBE, CLUBE DE CINEMA e CINE AVUADORA!

Os filmes que participaram dessa ação foram dividos em cinco sessões, seguem abaixo as sessões, filmes, quantidades de vezes que foram exibidos e público total atingido:

1 - SESSÃO CAVÍDEO
Filme: Cidade de Deus - 10 anos depois (dir: Cavi Borges e Luciano Vidigal, 2013)
Quantas vezes essa sessão foi exibida: 16 vezes
Público total dessa sessão: 536 espectadores

2 - SESSÃO HOMENAGEM 2014 - ANA CAROLINA
Filme: Das tripas coração (dir: Ana Carolina, 1982)
Quantas vezes essa sessão foi exibida: 12 vezes
Público total dessa sessão: 187 espectadores

3 - SESSÃO LONGA LIVRE
Filme: Luíses - Solrealismo Maranhense (dir: Lucian Rosa, 2013)
Quantas vezes essa sessão foi exibida: 10 vezes
Público total dessa sessão: 213 espectadores

4 - SESSÃO MUNDO LIVRE
Filmes: Square Times (dir: Daniel Caetano, 2013), Estação Bahia (dir: André Michiles e Fábio Bardella, 2012), Turismo de Guerra (dir: Felipe Raphael Lopes Ivanicska, 2013), Tango (dir: Louis Robin, 2013), Delírios de Françoise (dir: Lucas Pelegrino Bonalumi, 2013), Relatório número 1 (dir: Ricardo Mendonça, 2013), Hoje (dir: Alessandra Colasanti, 2010), Vuvuzela's dream (dir: Felipe Kowalczuk, 2013)
Quantas vezes essa sessão foi exibida: 19 vezes
Público total dessa sessão: 787 espectadores

5 - SESSÃO CURTAS LIVRES
Filmes: A eleição é uma festa (dir: Fábio Rogério, 2013), Relatório número 1 (dir: Ricardo Mendonça, 2013), Malha (dir: Paulo Roberto, 2013), Camila, agora (dir: Adriel Nizer Silva, 2013), No interior da minha mãe (dir: Lucas Sá, 2013), Em trânsito (dir: Marcelo Pedroso, 2013), Trans*lúcidx (dir: Tamíris Spinelli, 2013)
Quantas vezes essa sessão foi exibida: 17 vezes
Público total dessa sessão: 464 espectadores

Além dessas, tivemos duas SESSÕES ESPECIAIS com os filmes O sol nos meus olhos (dir: Flora Dias e Juruna Mallon, 2013) e Orlando ou o impulso de acompanhar os pássaros até o fim do mundo (dir: Alexandre Rudáh, 2013).

Confira abaixo no link o relatório na íntegra de todas as sessões realizadas. O documento foi preenchido através de um formulário online. Nos relatórios podemos saber quantas pessoas foram, como foram as exibições, o serviço completo do evento, os contatos do cineclube, links com material gráfico, materias de jornais, sites e eventos no facebook criados para divulgarem as sessões. 

SEGUEM AQUI TODOS OS RELATÓRIOS PREENCHIDOS PELOS CINECLUBES COM O PÚBLICO DA AÇÃO CINECLUBES LIVRES 2014

 



FOTOS


topo

2002 - 2014 MFL ··· Mostra do Filme Livre ··· Desenvolvimento: Rivello/Menta ··· Produção: WSET Multimídia