ACESSE A MOSTRA DO FILME LIVRE 2015

Oficina de Cinema Independente RZP Filmes

de 28 de maio a 1 de junho no cinema do CCBB de São Paulo, das 10 às 13h.
Orientação de Joel Caetano e Mariana Zani

Inscrições ENCERRADAS.
Resultado dos selecionados até o dia 22 de maio.

São apenas 20 vagas, a seleção será feita pelo professor da oficina. Dúvidas?   rzpfilmes@rzpfilmes.com

Resumo: Destinado a estudantes de cinema, publicidade, propaganda, comunicação, design, artes plásticas; a artistas plásticos, profissionais da área cinematográfica e teatral, bem como a todas as pessoas interessadas pela produção audiovisual, a Oficina de Cinema Independente, proporciona aos alunos, uma experiência que mostra como é possível se produzir com êxito filmes com poucos recursos – aproveitando ao máximo o que se tem a disposição. Roteiro, pré-produção, captação de imagens e finalização. Todas as etapas de realização de um filme serão abordadas nesta oficina tendo como referência o trabalho feito pela produtora paulista de filmes independentes RZP Filmes de Joel Caetano e Mariana Zani

Conteúdos
- Apresentação do processo de Produção da RZP Filmes
- Como desenrolar uma ideia e transforma-la em um roteiro
- Trabalhando com o baixo orçamento e os poucos recursos
- A pré-produção e produção dos filmes de baixo orçamento
- Como montar uma equipe de filme independente
- Criação do roteiro para curta-metragem independente
- Filmagens dos curtas
- Edição e sonorização
- Como exibir seu curta em Mostras e Festivais

Os Oficineiros

Joel Caetano formado em RTV e pós-graduado em Comunicação, produz filmes independentes desde 2001, na RZP Filmes onde escreve, dirige, atua e edita .Os curtas já foram exibidos em diversos festivais no Brasil e no mundo o que resultou em diversos prêmios inclusive internacionais. Como ator, Joel fez dois longas-metragens do diretor Rodrigo Aragão, "A noite do Chupacabras" (um dos protagonistas do filme) e "Mar Negro" onde acumula também a função de assistente de direção. O último curta ENCOSTO já foi exibido em mais de 60 festivais e mostras e rendeu a Joel Caetano o prêmio de Melhor Ator no FASTASNOR e Melhor Criatura e Ator no Guarú Fantástico, ambos em 2013. Mais recentemente está trabalhando no longa-metragem Fábulas Negras Volume I, uma antologia de histórias de terror dirigidas por José Mojica Marins, Rodrigo Aragão, Petter Baiestorf e o próprio Joel, que ficará com a história da “Loira do Banheiro”.

Mariana Zani é formada em RTV e pós-graduada em Comunicação. É uma das fundadoras da RZPFilmes. Atriz e produtora começou ainda criança a carreira no teatro. Junto com a RZPFilmes participando de todas as produções, sendo mais de 13 curtas e médias metragens e seu trabalho nos filmes da RZP lhe rendeu o prêmio de Melhor atriz pelo júri Popular no Festival Guarú Fantástico e convites para trabalhar em outras produções como o longa "Mar Negro" do diretor Rodrigo Aragão. Une sua experiência em marketing para trazer o conceito de “produto” para os filmes de baixo orçamento.
 

 

FOTOS


topo

2002 - 2014 MFL ··· Mostra do Filme Livre ··· Desenvolvimento: Rivello/Menta ··· Produção: WSET Multimídia