A MFL 2012 já rolou no Rio de Janeiro, tendo levado mais de 6 mil pessoas ao CCBB Rio. Agoar ela vai começar em Brasília e São Paulo. Os filmes abaixo selecionados fazem parte da programação do evento, que pode ser consultada clicando nos filmes, no item programação no Menu ou nos calendário na lateral da capa do site.

Premiado Inédito
(informações fornecidas pelos filmes no ato da inscrição online)

HI FI
Programação

Texto Premiação


Ivan Cardoso é um monstro sagrado. Autoproclamado o "Mestre do Terrir" numa boa jogada de marketing pessoal, o cara entrou pra história do cinema brasileiro com pérolas como O Segredo da Múmia, As Sete Vampiras e o Escorpião Escarlate, sendo todos caldeirões de várias referências pop, pulp, cultura brasileira, horror, chanchada, pornochanchada, e o que mais viesse. Mas o Ivan dos curtas-metragens é um autor ainda mais único. Parece que é neste formato que ele solta todos os seus demônios de artista plástico, contemplando os nossos olhos com o melhor de uma avant-garde retomada em plena década de 70 pra cima. Foi assim com HO, com À meia-noite com Glauber, com Heliorama e com Hi-Fi, que orgulhosamente iremos exibir na MFL. É neste curta que Ivan nos apresenta seu lado mais concretista,tendo como base poemas de Augusto de Campos e outros textos (como Finnegans Wake, de James Joyce) recitados pelo próprio poeta. E, para ilustrar, uma liquidificação de imagens e mais referência, como cenas do curta Entr`Acte, de René Clair (como a notória partida de xadrez entre Marcel Duchamp e Max Ernst) e Cidadão Kane, de Orson Welles. Hi-Fi é um delírio preto-e-branco como raramente se vê no audiovisual hoje em dia. Por Christian Caselli


"HI - FI" é uma audaciosa colagem de contratipos riscados, sampleando takes raros para forjar clips de "ALTA(IN)FIDELIDADE" que, revelam um longo rastro cúmplice, entre "a tradição poética mais viva" X o cinema eperimental... Um mergulho profundo, através de fragmentos magistrais da obra do mega poeta AUGUSTO DE CAMPOS, na literatura de vanguarda contemporanea, revendo o subversivo movimento concreto paulista, ainda desconhecido... Um "CINEPOEMABOMBAPOPCRETO" de IVAN CARDOSO que, leva o espectador à um surpreendente, filosofico & revolucionário, vertiginoso redemoinho POÉTICO/VISUAL/SONORO, onde, só o INCOMUNICÁVEL: COMUNICA !

Diretor: IVAN CARDOSO
Duração: 8min
UF/Ano: RJ/1999
Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=5umZngmg0Q8
Formato Captação: 35mm
Formato Exibição: 35mm
Roteiro: AUGUSTO DE CAMPOS, IVAN CARDOSO
Produção Executiva: TOPÁZIO FILMES LTDA
Direção de Produção: TOPÁZIO FILMES LTDA
Fotografia: Material de arquivo
Câmera: Material de arquivo
Som: AUGUSTO DE CAMPOS, CID CAMPOS
Edição: FRANCISCO MOREIRA
Elenco: AUGUSTO DE CAMPOS, CLARICE PIOVESAN, JOSÉ LINO GRUNEWALD, CRISTINY NAZARETH, DÉCIO PIGNATARI, ROGÉRIA SATÃ, NINA DE PÁDUA, CARLOS IMPERIAL, HELENA LUSTOSA, ORSON WELLES, SIDNEY GREENSTREET, MAN RAY & MARCEL DUCHAMP.
Contato: IVAN CARDOSO - mestredoterrir@yahoo.com.br
Classificação Indicativa: 14 anos


 




2002 - 2012 MFL | Mostra do Filme Livre | Todos os direitos liberados | Design Cria da Casa Estúdio | Tecnologia Rivello/Menta | Produção WSET Multimídia